Um fragmento de cometa iluminou os céus de partes da Espanha e Portugal na noite de sábado (18), segundo a Agência Espacial Europeia (ESA). O objeto voou sobre os dois países a uma velocidade de 45 km (28 milhas) por segundo antes de queimar sobre o Atlântico.
Continua depois da Publicidade
O Observatório de Calar Alto, localizado em Andaluzia, Espanha, foi um dos centros de pesquisa que registraram o fenômeno. Em comunicado oficial, a organização chamou o objeto de “enorme bola de fogo” que atravessou os céus dos dois países por volta das 00h46.
O fenômeno foi confirmado pelo professor José María Madiedo, principal pesquisador do SMART Project, do Instituto de Astrofísica de Andaluzia. Segundo o especialista, o bólido, como são chamados os meteoros brilhantes, era uma rocha que se desprendeu de um cometa e que entrou na atmosfera a uma velocidade de 161 mil quilômetros por hora.
A altitude inicial da parte luminosa do evento foi de 122 km, terminando a 54 km de altitude. Ainda segundo Madiedo, devido à sua grande luminosidade, que era muito maior que a da Lua cheia, o fenômeno poder ser visto a mais de 800 km de distância. Ele também afirma que a rocha se fragmentou ao longo do caminho, se desintegrando completamente na atmosfera.