ASTRONOMIA

Estudo mostra que planeta Marte pode estar afetando os oceanos da Terra

Os dois planetas se afetam mutuamente através de um fenômeno chamado “ressonância”


De acordo com uma nova pesquisa divulgada nesta terça-feira (11/03) pela revista Nature Communications, Marte, também conhecido como planeta vermelho, mesmo estando a 220 milhões de quilômetros de distância da Terra,  pode estar influenciando os nossos oceanos profundos, ajudando a impulsionar “redemoinhos gigantes”.

Continua depois da Publicidade

Os dois planetas se afetam mutuamente através de um fenômeno chamado “ressonância”, que ocorre quando dois corpos em órbita aplicam um “empurrão” e uma atração gravitacional um ao outro, por vezes descrito como uma espécie de harmonização entre planetas distantes.

Essa interação altera a forma de suas órbitas, afetando o quão próximas elas estão e a sua distância do Sol. Para a Terra, esta interação com Marte é traduzida em períodos de aumento da energia solar, o que significa um clima mais quente, e estes ciclos mais quentes se relacionam com correntes oceânicas mais vigorosas, concluiu o relatório.

Segundos estudos dos pesquisadores, ainda não está claro como exatamente os diferentes processos afetam as correntes oceânicas profundas e a vida marinha se desenvolverão no futuro, mas eles esperam que o novo estudo ajude a construir um modelo melhor de resultados climáticos futuros.

Continua depois da Publicidade