ARQUEOLOGIA

Escavações em santuário no Vietnã revelam estrada escondida do século 12

A área encontrada pelos arqueólogos tem mais de 150 metros de comprimento e cerca de 9 metros de largura


Uma escavação em um templo no Vietnã revelou uma antiga estrada que data do século 12. Ainda não se sabe ao certo qual era a sua função, mas acredita-se que ela tenha sido responsável por ligar a parte central do Santuário My Son a uma das torres. Na estrada existe um leito e duas paredes de cada lado revestidas de tijolos, acredita-se que a estrutura ligava a Torre K parte central do Santuário My Son.

Continua depois da Publicidade

O santuário onde a descoberta foi feita é um complexo de torres considerado Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO desde 1999, sendo um dos monumentos mais conhecidos e renomados de Champa, no Vietnã. As escavações cobriram uma área de 220 metros quadrados e foram realizadas entre 2023 e 2024, tendo sido organizadas pelo Instituto de Arqueologia do Vietnã e pela administração do santuário.

Não se sabe exatamente a função, a idade e por quanto tempo a estrada foi utilizada. No entanto, alguns artefatos encontrados no local, como alguns vasos de cerâmica e terracota que datam de algum período entre os séculos 10 e 12, apontam que a estrutura da estrada provavelmente existe desde a mesma época. A área encontrada pelos arqueólogos corresponde a base da estrada feita de terra compactada que tem mais de 150 metros de comprimento e cerca de 9 metros de largura.