SINISTRO

Encontrada na Tailândia uma nova espécie de tubarão-fantasma

O nome científico do animal é Chiamera supapae e o primeiro indivíduo dessa espécie a ser identificado é um macho, que estava entre 772 e 775 metros abaixo da superfície


Recentemente foi identificado no Mar de Andamão, na Tailândia, uma espécie nova de tubarão, conhecida como tubarão-fantasma. Embora tenha esse nome, ele é chamado cientificamente de Chimaera supapae. Conforme as informações disponibilizadas pelo portal Live Science, esse peixe apresenta algumas características marcantes, como uma cabeça consideravelmente grande e olhos esbugalhados.

Foto: Divulgação

Após passar por um processo de análise, o peixe foi incluído na categoria dos quimeriformes, que representa as espécies extremamente antigas do nosso planeta Terra, com linhagens que datam de 300 a 400 milhões de anos. O Chiamera supapae foi publicado pela primeira vez na revista científica Raffles Bulletin of Zoology, e o primeiro indivíduo dessa espécie a ser identificado é um macho, que estava entre 772 e 775 metros abaixo da superfície.

Continua depois da Publicidade

Quando a espécie foi vista pelos pesquisadores, houve imediatamente a constatação de que era totalmente desconhecida, principalmente devido às suas características únicas. Entre elas estavam olhos grandes, capazes de ocupar mais de 30% de sua cabeça, na cor verde, auxiliando em sua sobrevivência e permitindo-lhes enxergar no escuro, uma vez que essa espécie tende a viver em águas mais profundas e escuras, consideravelmente longe da superfície.