VISITA ILUSTRE

Cometa que passa a cada 69 anos poderá ser visto neste fim de semana nos céus

O dia que apresentará seu brilho mais intenso será neste sábado (06/07) e no dia 20 de julho será quando ele estará mais perto da Terra


Neste sábado (06/07), astrônomos e amantes de astronomia poderão presenciar o brilho máximo do cometa “13P/Olbers”, cuja a última vez que passou pela Terra foi em 1956. Ele leva esse nome por ter sido identificado pela primeira vez pelo astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers, em 1815.

Foto: Divulgação

A aparição do astro celeste ocorre a cada 69 anos, daí a letra “P” em seu nome, que indica o fato dele ser um cometa periódico que, de acordo com os pesquisadores, é composto basicamente de gelo, rocha e poeira.

Continua depois da Publicidade

O dia 20 de julho marca a data de quando o cometa deve passar o mais perto da Terra e, embora seja classificado pela NASA como um “asteroide próximo à Terra”, cientistas afirmam que não há risco de o cometa colidir com o planeta, pois passará a quase 72 milhões de km de distância.

Para avistar o cometa

O cometa 13P/Olbers deve ser visível apenas com o uso de um pequeno telescópio ou de um simples binóculo. Há mais chances de conseguir avistar o cometa em um local escuro, de preferência que a observação seja feita durante o céu noturno, com poucas luzes artificiais e com o horizonte livre, pois o cometa deve aparecer bem abaixo no seu.

Continua depois da Publicidade