Cientistas da Austrália e da Nova Zelândia descobriram recentemente um novo continente subaquático denominado “Zelândia”, formado por um grupo de ilhas semelhantes às que compõem a Nova Zelândia, possuindo a impressionante dimensão de 4,9 milhões de quilômetros quadrados, quase do tamanho da Índia.

Foto: Internet/Divulgação
Acredita-se que a Zelândia venha do antigo supercontinente ‘Gondwana’, que cobria grande parte do hemisfério sul do nosso planeta, há várias centenas de milhões de anos. Provavelmente, fazia parte de uma vasta área acima do nível do mar. Hoje, no entanto, 95% da sua superfície está submersa.
Continua depois da Publicidade
Os geocientistas conseguiram produzir um mapeamento detalhado da Zelândia, que revelou a localização da atividade vulcânica e forneceu informações importantes sobre a estrutura do continente. Para fazer esse mapeamento, os pesquisadores coletaram amostras geológicas da massa terrestre submersa no oceano.
Apesar da proximidade da Zelândia com a Austrália, os cientistas acreditam que os dois grupos sejam distintos, embora o termo ‘Australásia’ seja, por vezes, usado para se referir a toda a área terrestre do sudoeste do Pacífico. Segundo os pesquisadores, as descobertas na Zelândia podem proporcionar uma melhor compreensão de porque a crosta terrestre se tornou tão fina e por que se esticou tanto.