RETORNO GARANTIDO

Brasileiros entram na lista de pessoas autorizadas a deixar a Faixa de Gaza

Um avião do governo brasileiro já está no Egito aguardando para trazer as pessoas ao Brasil


De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (09/11) pelo Ministério das Relações Exteriores, o grupo de 33 brasileiros que aguardavam há um mês para deixar a Faixa de Gaza, finalmente foi incluído na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira nesta sexta-feira (10), quando o conflito entre Israel e o Hamas chega aos seu 35º dia do conflito entre Israel e o Hamas.

Continua depois da Publicidade

O parecer favorável aos brasileiros veio após conversa do chanceler Mauro Vieira com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen. A lista hoje (10/11), contempla 33 das 34 pessoas que a embaixada brasileira na Palestina estava monitorando. Poderão sair os 24 brasileiros e 9 palestinos que estão em processo ou darão início à imigração ao país. Ao todo, 587 pessoas estão autorizadas a deixar a Faixa de Gaza pela nova lista.

Segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, além dos 33 que integram o grupo brasileiro, a relação contempla cidadãos de Estados Unidos (14), Canadá (265), Romênia (101), Indonésia (6), Polônia (26), Rússia (82), Índia (7), Albânia (14), China (10), Dinamarca (5), Alemanha (8), Holanda (2), Nova Zelândia (12) e Malásia (2). Até o momento não há informação de quando o grupo cruzará a fronteira. Um avião do governo brasileiro está em Cairo, capital do Egito, aguardando para trazer as pessoas ao Brasil.

Continua depois da Publicidade

Mais de um mês de tensão

Desde o início do conflito no Oriente Médio, em 7 de outubro, a Faixa de Gaza tem sido privada de comida, água, energia e combustível pelo cerco de Israel ao território, controlado pelo Hamas. Alguns caminhões de ajuda humanitária estão entrando pela fronteira com o Egito, carregados com alimentos e medicamentos. Organizações não governamentais dizem que a quantidade é insuficiente

Continua depois da Publicidade

Fotos: Internet/Divulgação