APOCALIPSE DAS CIGARRAS

Bilhões de insetos surgirão pela primeira vez em 200 anos nos EUA

O evento ocorre a cada 221 anos, sendo o último registrado em 1803


Pela primeira vez desde o século 19, duas grandes ninhadas de cigarras estão prestes a emergir simultaneamente do solo nos Estados Unidos, prometendo uma visita peculiar. Estima-se que triliões desses insetos andarão pelo país durante aproximadamente seis semanas, marcando o início da primavera no hemisfério norte, antes de colocarem ovos e morrer.

Foto: Divulgação

Os dois grupos de cigarras são conhecidos por Brood XIX e Brood XIII, o primeiro surge a cada 17 anos, e o segundo a cada 13 anos. As espécies da Brood XIX começarão a surgir no sul do país em maio, enquanto as espécies da Brood XIII começarão a vida adulta no norte desde abril até à segunda semana de maio.

Continua depois da Publicidade

De acordo com especialistas, isto acontece 12 vezes a cada 221 anos, mas esta é a primeira vez desde 1803 que estas diferentes ninhadas de insetos surgirão em simultâneo. A coincidência desses ciclos é matematicamente rara, e a próxima ocorrência está prevista apenas para 2245. Os insetos, que começarão a emergir quando o solo atingir 18°C a 20 cm de profundidade, afetarão 17 estados americanos, incluindo Illinois, Missouri e Alabama.

A invasão de cigarras está prevista para atingir 16 estados e poderá fazer com que árvores sejam “danificadas sem possibilidade de recuperação”. O evento raro já está a ser apelidado nas redes sociais de “apocalipse das cigarras”.