PARALISAÇÃO CONFIRMADA

Atores e dubladores de videogame anunciam greve exigindo proteções trabalhistas contra o avanço da IA

O acordo em discussão com o sindicato e as empresas do ramo, abrange cerca de 2.600 artistas que dublam vozes em videogames e trabalham com captura de movimento


A partir desta sexta-feira (26/07), atores de dublagem e captura de movimentos de videogames estão em greve pelo uso de Inteligência Artificial (I.A.) no desenvolvimento de videogames. A anúncio foi feito pelo SAG-AFTRA, sindicato que representa o setor em Hollywood.

Foto: Divulgação

A paralisação dos atores que dão voz e movimento aos personagens de videogame começa às 12h01 (01h01 no horário de Brasília) na Califórnia. A decisão foi tomada depois de várias negociações sem sucesso com várias gigantes do setor, como: Activision, Disney, Electronic Arts e Warner Bros. Games.

Continua depois da Publicidade

O acordo em discussão com o sindicato e as empresas do ramo, abrange cerca de 2.600 artistas que dublam vozes em videogames ou cujos movimentos físicos são registrados para servir de base para personagens criados por computador. Os atores já haviam autorizado a paralisação em setembro, pois os termos contratuais expiraram em novembro de 2022.

Para os artistas, é crucial estabelecer proteções trabalhistas em um momento em que a IA está sendo mais usada na criação de conteúdo. A preocupação dos membros do sindicado esta com o uso da IA no setor, uma das questões centrais das discussões que os atores e roteiristas sustentaram com as grandes empresas do entretenimento.