Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, da Nasa (agência espacial americana), que ficaram nove meses ‘presos’ no espaço, finalmente voltaram para a Terra nesta terça-feira (18/03) à noite. Eles foram enviados à Estação Espacial Internacional para uma missão de poucos dias, mas um problema no sistema de propulsão da nave atrasou o retorno.

Foto: Divulgação
Ao todo, quatro astronautas permaneceram a bordo da cápsula da empresa SpaceX, de Elon Musk, durante quase um ano, em tentativas de retornar à Terra. A viagem de retorno teve início no final da noite da segunda-feira, 17, e durou cerca de 17 horas. Nick Hague, da Nasa, e o cosmonauta Aleksandr Gorbounov também estiveram a bordo junto de Butch e Suni.
Continua depois da Publicidade
O processo de desorbita e entrada na Terra aconteceu pouco depois das 18h e, durante alguns minutos, a Nasa perdeu a comunicação com a espaçonave. As interrupções foram tratadas como dentro da normalidade. Os tripulantes chegaram à costa da Flórida por volta das 18h58, no horário de Brasília. A chegada dos astronautas foi transmitida ao vivo pela Nasa.