PISCINA SUBTERRÂNEA

Aquífero de 6 milhões de anos é descoberto no Sul da Itália

Tudo começou após um episódio chamado de crise de salinidade messiniana, nas proximidades do Mar Mediterrâneo


Uma espécie de piscina subterrânea foi descoberta abaixo das montanhas Hyblaean, situada entre 700 e 2500 metros de profundidade, na porção sul da Itália. Segundo os estudos, foram diversos eventos que, combinados, teriam desempenhado um papel decisivo na formação dessa reserva de água.

Foto: Divulgação

Tudo teria começado há cerca de 6 milhões de anos, quando uma grande quantidade de água doce se acumulou sob a superfície, após a formação de um episódio chamado de crise de salinidade messiniana. Acredita-se que isso teria ocorrido enquanto o oceano ao redor do Estreito de Gibraltar avançava sobre o Mar Mediterrâneo, restringindo este último a uma área isolada, já que estaria evaporando.

Continua depois da Publicidade

Nesse período em específico, estudiosos acreditam que parte do fundo do Mar Mediterrâneo ficou exposta à ação de chuvas. Foi assim, portanto, que a água proveniente dessas precipitações, com o passar do tempo, avançou rumo às camadas mais profundas da superfície.

As rochas carbonáticas, presentes nessa área, por sua vez, teriam atuado como uma esponja, abrigando os fluidos. Os pesquisadores acreditam que essa crise de salinidade teria durado em torno de 700 mil anos.

Mas assim que o nível do mar retomou a patamares considerados normais, o processo de formação do aquífero foi interrompido. Dessa forma, essa grande reserva de água teria se mantido preservada até os dias atuais.

Continua depois da Publicidade