INTERNACIONAL

Ameaça de elevação do nível do mar causa evacuação em Ilha do Caribe

Cerca de 300 famílias indígenas estão sendo aos poucos retiradas


O aquecimento das temperaturas globais tem contribuído com o aumento do nível do mar no mundo. Em virtude disso, moradores de Gardi Sugdub no Caribe, uma das cerca de 50 ilhas que abrigam o povo indígena Guna, foram os primeiros habitantes da comunidade insular do Panamá a serem solicitados pelo governo a se mudar para o continente nas próximas décadas.

Foto: Divulgação

Os indígenas de Gardi Sugdub construiram uma vida dedicada ao oceano, à pesca e ao turismo,  mas já habitaram florestas e montanhas, em uma área que abrange a Colômbia e o Panamá, até serem forçados a fugir há cerca de 300 anos devido aos conquistadores espanhóis e conflitos com outros grupos indígenas.

Continua depois da Publicidade

Agora, o próprio oceano em que o povo Guna confiava há muito tempo representa uma ameaça à sua existência e muitos começaram lentamente a se mudar para uma cidade recém-construída chamada Isber Yala, nos últimos dias, porém indígenas da região não são legalmente obrigados a se mudar e muitos estão optando por permanecer em suas ilhas natais.

As pessoas que vivem nas ilhas do arquipélago Guna Yala, que inclui Gardi Sugdub, estão entre os primeiros refugiados climáticos na região. Os residentes locais em Gardi Sugdub, no entanto, dizem que também há preocupações de longa data de que a sua ilha esteja ficando lotada. A crise climática acaba acelerando a realocação.