MEIO AMBIENTE

Pesquisa: Desmatamento na Amazônia já é menor que no Cerrado

A diferença nos dados pode ser atribuída à legislação vigente


O desmatamento na Amazônia já pode ser considerado menor que o que acontece no Cerrado. No ano passado, a floresta Amazônica registrou um desmatamento de 380 mil hectares, cerca de duas vezes menos do que no Cerrado.

Foto: Divulgação

Foram 712 mil hectares de vegetação nativa perdida, o equivalente a uma área maior do que o Distrito Federal. Segundo dados do Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado (SAD Cerrado), houve uma queda de 33% na supressão vegetal em relação ao ano anterior (2023).

Continua depois da Publicidade

A diferença nos dados pode ser atribuída à legislação vigente. O Cerrado possui 62% da vegetação nativa em áreas rurais privadas, onde o Código Florestal permite o desmatamento de até 80% da área total. Já na Amazônia Legal, apenas 20% da vegetação encontra-se dentro de propriedades privadas.

Essa permissividade no Cerrado facilita a expansão da fronteira agropecuária, especialmente na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que concentrou 82% do desmatamento do bioma em 2024. O Maranhão lidera o ranking, com 225 mil hectares desmatados, seguido por Tocantins (171 mil hectares), Piauí (114 mil hectares) e Bahia (72 mil hectares).