CATOLICISMO

Dom Hudson Ribeiro é ordenado bispo auxiliar para a Arquidiocese de Manaus

O Cardeal Leonardo Steiner destacou que este é um bispo amazônida e que sabe caminhar de acordo com as especificidades da região


Monsenhor Joaquim Hudson de Souza Ribeiro foi ordenado novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, em uma cerimônia realizada no Santuário São José Operário. A celebração foi presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, com a participação dos bispos co-ordenantes, Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo emérito da Arquidiocese de Manaus, e Dom Mário Antônio da Silva, arcebispo de Cuiabá.

Continua depois da Publicidade

A Ordenação Episcopal contou com a presença de bispos do Regional Norte 1 (Amazonas e Roraima), Regional Norte 2, bispos do Regional Noroeste, presbíteros e diáconos do clero local, religiosos, leigos, autoridades civis e políticas, familiares e amigos do Monsenhor Hudson Ribeiro. Durante a procissão de entrada, o Cardeal Leonardo Steiner pediu a benção da mãe do Monsenhor Hudson, a Senhora Rosa de Souza Ribeiro, marcando o início de sua jornada episcopal.

O rito de ordenação ocorreu após a Proclamação do Evangelho. Monsenhor Sabino de Andrade apresentou o eleito ao Cardeal Steiner, e o Padre Cândido Cocaveli leu a Carta do Papa Francisco, que nomeia Padre Hudson como bispo auxiliar para a Arquidiocese de Manaus. Na homilia, Dom Leonardo destacou a identidade amazônica do Monsenhor Hudson, moldado para a igreja missionária.

O arcebispo explicou o significado de cada momento do rito da ordenação na vida do novo bispo, que deve estar sempre ao serviço da palavra e ter nela sua moradia, sua tenda, e com a Palavra ser sinal de esperança em meio ao povo. Destacou que este é um bispo amazônida e que sabe caminhar de acordo com as especificidades da região.

Continua depois da Publicidade