ESPORTES

Tocha Olímpica é acesa na Grécia

O Símbolo dos Jogos Olímpicos vai permanecer 11 dias em território grego, só depois a chama seguirá para a França, país dos jogos olímpicos 2024


Agora é oficial, a chama olímpica foi acesa, na manhã desta terça-feira (16/04), no Templo de Hera, em Olímpia, na Grécia, onde aconteciam os Jogos da Antiguidade. O fogo gerado por raios solares é uma tradição do evento, mas, por conta do tempo fechado, uma chama reserva foi utilizada para alimentar a tocha que representa as Olimpíadas.

Foto: Divulgação

Na atualidade, a chama olímpica é acesa 100 dias antes da realização dos Jogos, em cerimônia que recria o ritual da antiguidade para dar início aos Jogos. A chama olímpica deve manter-se acesa durante toda a duração da competição, uma tradição que remonta aos primórdios dos Jogos da Antiguidade que foi reintroduzida, na era moderna, nos Jogos de Verão de 1896.

Continua depois da Publicidade

O Símbolo dos Jogos Olímpicos vai permanecer 11 dias em território grego, só depois a chama seguirá para a França, país dos jogos olímpicos 2024, com previsão de chegada em Marselha no dia 8 de maio e percorrerá todo o país. Não é incomum que o fogo se apague ao longo do percurso, por isso é normal acontecer a substituição das tochas durante o revezamento.

Foto: Divulgação

Sobre a cerimônia

Protagonizada por onze mulheres caracterizadas como sacerdotisas, a cerimônia começa com uma pequena quantidade de grama seca colocada em um instrumento chamado skaphi, uma espécie de espelho côncavo que agrega os raios do sol em um só ponto.

Continua depois da Publicidade

Com a concentração de calor no centro do instrumento, acontece uma combustão e a chama se acende. Depois, a chama é transportada até ao local do antigo estádio de Olímpia, onde é acesa a tocha olímpica, que será transportada, de mão em mão, no percurso que a leva até ao estádio da cidade anfitriã.