Aos 58 anos, a mesa-tenista Zhiying Zeng, mas conhecida no Chile como “Tia Tania”, vai estrear nos Jogos Olímpicos de Paris como uma das atletas mais velhas. Zeng é integrante da seleção chilena e ocupa atualmente a 147ª posição no ranking mundial.

Foto: divulgação
Tia Tania tem dois filhos adultos, um advogado e outro engenheiro e hoje se dedica totalmente ao esporte. Em Paris, ela espera dar o seu melhor, avançando passo a passo rumo a uma medalha, mas entende que é um desafio muiti difícil.
Continua depois da Publicidade
Para resistir às investidas dos jogadores mais jovens, alguns com metade da sua idade ou menos, Zeng joga defensivamente, uma técnica que aprendeu quando criança na China e que desequilibrou a maioria dos seus adversários. Dessa forma, com paciência e disciplina, espera a oportinidade certa de partir para o ataque.
Desempenho e conquistas
Zeng aprendeu a jogar tenis de mesa aos 9 anos na China e aos 13 já era profissional. Em 2022, começou a competir em torneios no Chile, vencendo todas as disputas e, no ano seguinte, ingressou na seleção nacional. Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, foi bronze representando a seleção feminina e foi a partir dessa competição que foi “batizada” de Tia Tania, apelido que é conhecida até hoje.