XEQUE-MATE

Prodígio do xadrez de apenas 7 anos participará do Campeonato Brasileiro de Xadrez

O atleta de Ponta Grossa (PR) irá competir no Sub-8, mesmo tendo um ano a menos que os mais experientes da categoria


Valentim Enrico Sikorski, um jovem enxadrista de apenas 7 anos, irá participar do Campeonato Brasileiro de Xadrez, na categoria Sub-8, disputado em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), acontece entre 15 e 19 deste mês. A competição nacional definirá os representantes oficiais e habilitados a representantes extra-oficiais nos Campeonatos Sulamericanos, Panamericanos e Mundiais das respectivas categorias.

Foto: Divulgação

O atleta de Ponta Grossa irá competir no Sub-8, mesmo tendo um ano a menos que os mais experientes da categoria. Valentim iniciou a jogar xadrez em abril de 2022, desde então, o atleta já soma 50 medalhas conquistadas. Em competições, Valentim já soma um 1º lugar na categoria Sub-8 por equipes dos Jogos Estudantis Municipais (JEM) de Ponta Grossa, além do primeiro lugar no Circuito do Campos Gerais e na Taça Princesa do Campos (ambos no Sub-8).

Continua depois da Publicidade

O atleta mirim ainda foi campeão do Circuito Municipal de Xadrez de Ponta Grossa em 2022 e 2023. A nível regional e estadual, o enxadrista foi campeão da XX Copa Piraí de Xadrez Blitz, na XVIII Copa Piraí de Xadrez Rápido, no XXII Memorial Prof. Helio Saldanha e no Festival de Xadrez Escolar 2023. Ainda vale destacar a conquista do primeiro lugar no Regional Sul Brasileiro Amador, em Timbó-SC, na categoria Sub-6.