TABULEIROS EM XEQUE

Menino de 10 anos da Argentina se torna o Mestre Internacional mais jovem da história do xadrez


Neste final semana, o jogo dos reis ganhou mais um mestre internacional, o menino Faustino Oro da Argentina, de apenas 10 anos, 8 meses e 16 dias, que conquistou a honraria durante um torneio de xadrez em Barcelona, cidade onde está morando há alguns anos por ser mais próximo dos grandes centros do jogo mundial. Com o feito, o pequeno Argentino que aprendeu a jogar durante a pandemia, se tornou o mais jovem enxadrista a receber esse título.

Foto: Divulgação

Oro estabeleceu seu recorde com uma margem de um mês e quatro dias, porque Abhimanyu Mishra, seu antecessor imediato, tinha 10 anos, 9 meses e 20 dias quando se tornou o mestre internacional mais jovem de todos os tempos. Em outras palavras, ninguém, nunca, em toda a história do xadrez jogou tão bem quanto ele com a idade de dez anos. Nem mesmo os mais renomados campeões de todos os tempos, como Raúl Capablanca, Bobby Fischer e Magnus Carlsen.

Continua depois da Publicidade

Agora, seu próximo objetivo é conquistar o título de grande mestre, o grau máximo de excelência no xadrez, que requer três normas, mas em um nível de dificuldade mais alto, além de ter que reunir pelo menos 2500 pontos no ranking Elo internacional. Ele terá que obtê-lo antes de completar 12 anos, 4 meses e 25 dias, a marca que pertence a Abhimanyu Mishra, para isso tem mais de um ano e meio para alcançar esse outro recorde.

Requisitos para o título

Registrar três desempenhos com um determinado grau de exigência em três torneios internacionais distintos, algo que o argentino completou neste certame realizado na Espanha.

Continua depois da Publicidade

Alcançar no mínimo uma pontuação de 2400 no ranking Elo internacional, cuja atualização será conhecida nesta segunda-feira (1º), e na qual Faustino superará facilmente esse número.