MUNDIAL
Nesta competição, o Brasil terá 6 representantes.
Durante quase um mês, Baku, no Azerbaijão, será a capital mundial do xadrez, enquanto ocorre a disputa da Copa do Mundo da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) 2023. O evento é realizado a cada dois anos e este ano estará acontecendo entre 30 de julho e 24 de agosto. Nesta edição, a competição contará com a participação de seis brasileiros, quatro Grandes Mestres (GM) disputado o título masculino e duas Mestres no feminino. Ao todo, 206 jogadores disputam a categoria masculina e 103 jogadoras disputam o feminino.
Continua depois da Publicidade
De acordo com a FIDE, o torneio deste ano terá a maior premiação da história em torneios de xadrez realizados no mundo, totalizando de mais de € 2 milhões (quase R$10,5 milhões), sendo 60% para o vencedor e 40% para o segundo colocado.
Além dos prêmios em dinheiro, os competidores também vão disputar três vagas no próximo Torneio de Candidatos, que acontecerá em abril de 2024, em Toronto, no Canadá. O vencedor terá a chance de lutar pelo título de campeão mundial com o atual campeão, o chinês Ding Liren, de 30 anos.

Vale ressaltar que a Copa do Mundo de Xadrez, assim como a Copa do Mundo Feminina da FIDE que está sendo realizado simultaneamente, são dois torneios eliminatórios, onde cada match consiste em duas partidas clássicas seguidas. Em caso de empate, por um terceiro dia de desempate de partidas rápidas e blitz, uma variante do xadrez que emprega uma quantidade de tempo de 3 minutos para cada jogador, com acréscimo de 2 segundos por jogada
Continua depois da Publicidade
Participação Brasileira
Nesta edição de 2023, teremos a participação dos GMs brasileiros: Alexandr Fier, Luis Paulo Supi, Evandro Barbosa e Yago Santiago. Já no feminino, teremos representando o Brasil as Mestres Internacionais, Julia Alboredo e Kathiê Librelato.
Continua depois da Publicidade
A delegação brasileira terminou a primeira rodada invicta, com as duas mulheres vencendo e os quatro homens empatando suas partidas. Todos continuam no páreo disputando as próximas rodadas no total de 14 que o torneio possui.
Presença do número 1 do mundo
O GM norueguês Magnus Carlsen, pentacampeão mundial e número 1 do mundo, estará presente na edição deste ano da copa do mundo do jogo dos reis e tentará levar o título pela primeira vez.
Além de Carlsen, também veremos no torneio o vice-campeão mundial, GM Ian Nepomniachtchi, a atual campeã mundial feminina, GM Ju Wenjun, e a ex-campeã da Copa do Mundo Feminina, GM Humpy Koneru. Nepomniachtchi volta à Copa do Mundo após alguns anos, já que não participou da edição de 2021 devido à preparação para o Campeonato Mundial em Dubai.
Como assistir a Copa do Mundo da FIDE 2023
A transmissão da Copa do Mundo da FIDE 2023 na Twitch e no YouTube da FIDE, assim também como em alguns sites e canais da internet especializados no esporte.