A Conmebol sorteou nesta quinta-feira (12/09) os grupos do Sul-Americano Sub-16, que será realizado entre os dias 4 e 19 de outubro, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. A Seleção Brasileira está no Grupo B e enfrenta na primeira fase Argentina, Equador, Venezuela e Uruguai.
No Grupo A, estão Bolívia, Paraguai, Colômbia, Peru e Chile. Avançam à semifinal os dois melhores colocados de cada grupo, disputado em turno único. Semifinal e final também serão definidas em jogos únicos.
Continua depois da Publicidade
O Brasil é o atual campeão da competição, tendo levantado a taça sobre a Argentina, em 2019, com uma geração formada por Mycael, Vinicius Tobias, Kayky, Andrey, Guilherme Biro, Matheus França, Ângelo, Matheus Nascimento e Savinho.
O Sul-Americano estava inicialmente marcado para novembro de 2023 e foi postergado pela Conmebol para outubro de 2024. Com o objetivo de permitir que os atletas aptos para a competição no ano passado participem da competição, a entidade sul-americana decidiu que podem ser convocados jogadores nascidos a partir de 1º de janeiro de 2008.
Em preparação para o torneio, a Amarelinha realizou dois períodos de treinamento neste ano sob o comando do treinador Dudu Patetuci. Ao fim das atividades na Granja Comary, em Teresópolis, o Brasil venceu Madureira Sub-17 e Fluminense Sub-16 por 3 a 1 e 4 a 1, respectivamente, e foi superado pelo Sub-16 do Vasco por 3 a 1.
Continua depois da Publicidade
A equipe, porém, se reúne desde 2023, ano em que conquistou o Quadrangular Internacional no Paraguai diante dos donos da casa e de Chile e Colômbia, enfrentou Equador e Uruguai em amistosos e disputou a Copa 2 de Julho, em Salvador.