A estreia de “Win or Lose”, animação da Disney Pixar disponível na plataforma Disney+, trouxe uma inovação inédita: a introdução de um personagem claramente cristão. No episódio inicial, “Coach’s Kid”, Laurie, filha do treinador da equipe de softball, é mostrada fazendo uma oração cristã, pedindo força a Deus.

Foto: Divulgação
Na cena, a personagem diz: “Caro Pai Celestial, por favor, me dê força… eu só quero pegar uma bola ou receber um golpe.” Essa marcação de um momento de oração cristã explícita representa a primeira vez em quase 20 anos que a Disney exibe uma cena assim, desde o filme O Corcunda de Notre Dame (1996).
Continua depois da Publicidade
A decisão acontece no contexto de mudanças na abordagem da Disney em relação a questões de identidade de gênero e, sob uma ótica política, coincide com o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.
Recentemente, a empresa optou por remover de Win or Lose uma trama envolvendo um personagem transgênero após críticas de grupos conservadores. A série acompanha o time de softball do ensino médio Pickles em sua jornada até o campeonato, com cada episódio focando na perspectiva de um personagem diferente.