ELEIÇÕES 2024

Denúncias de conteúdos falsos agora podem ser feitas no SOS Voto

O sistema oferece serviços de registro, orientação e encaminhamento dos fatos denunciados, além de orientar os cidadãos sobre como cadastrar diretamente na internet


O eleitorado brasileiro agora conta com o SOS Voto para denunciar conteúdos falsos sobre o processo eleitoral deste ano. Lançado em agosto, o disque-denúncia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe ligações sem custo, pelo número 1491.

Foto: Divulgação

A nova ferramenta funciona de segunda a sexta, de 8h às 20h, e no sábado, de 9h às 17h, e tem capacidade para atender até mil ligações diárias. O atendimento é realizado por colaboradoras e colaboradores do TSE especialmente treinados para receber as denúncias.

Continua depois da Publicidade

O sistema oferece serviços de registro, orientação e encaminhamento dos fatos denunciados. Além disso, orienta as cidadãs e os cidadãos sobre como cadastrar as denúncias diretamente pela internet, por meio do (Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral) Siade.

Após as devidas apurações, se for o caso, as denúncias serão enviadas à Polícia Federal, ao Ministério Público, ao tribunal regional eleitoral (TRE) ou à juíza ou ao juiz eleitoral responsável.