ESPECIAL ELEIÇÕES 2024

Cinthia Ribeiro (PSDB), de Palmas (TO), foi a única mulher eleita para comandar uma capital brasileira

A candidata foi reeleita ainda no primeiro turno, com 36% dos votos válidos


Dos 25 prefeitos eleitos nas capitais em 2020, apenas uma mulher se elegeu: Cinthia Ribeiro (PSDB), em Palmas (TO). Em 2016, nas mesmas 25 capitais, o número foi o mesmo: apenas Teresa Surita (MDB) foi eleita como prefeita, em Boa Vista (RR).

Foto: Divulgação

Ribeiro foi reeleita ainda no primeiro turno, com 36% dos votos válidos. Neste segundo turno também concorriam Manuela d’Ávila (PCdoB), em Porto Alegre, Marília Arraes (PT), no Recife, Socorro Neri (PSB), em Rio Branco, a Delegada Danielle Garcia (Cidadania), em Aracaju, e Cristiane Lopes (PP), em Porto Velho, 14,32%.

Continua depois da Publicidade

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 649 mulheres foram eleitas pelo país neste ano — o que representa 12% do total. Além disso, 885 foram eleitas como vice-prefeitas. Entre os prefeitos eleitos no primeiro turno, também 12% são do sexo feminino. Ainda assim, a representatividade cresceu: nas eleições de 2016, a porcentagem de mulheres nas prefeituras era de 11%.

O aumento, ainda que pequeno, é também reflexo das políticas do TSE para tentar reduzir a desigualdade de gênero. No ano passado, o tribunal estabeleceu uma cota mínima de 30% para candidatas mulheres em cada partido. Além disso, foi fixada uma parcela de 30% dos fundos partidários para candidatas do sexo feminino.

Continua depois da Publicidade

Diante de tentativas de fraude a essa regra nestas eleições, o tribunal publicou uma resolução que permitia a invalidação de uma legenda inteira de candidatos, antes mesmo da votação, caso a irregularidade fosse constatada.

Os partidos tiveram que apresentar, antes do primeiro turno, as autorizações por escrito de todas as suas candidatas, com assinatura reconhecida. A medida foi uma tentativa de assegurar que as políticas estavam concorrendo por real interesse próprio e não apenas para cumprir a cota.

Continua depois da Publicidade