EDUCAÇÃO & CULTURA

Amazônia das Palavras 3ª Edição tem participação elevada de estudantes e professores

Venha participar dessa jornada literária incrível de aprendizado e descobertas! - curta, comente, compartilhe – @amazoniadaspalavras


Duas semanas de atividades intensas em escolas públicas ao longo do Rio Madeira em cinco das oito cidades onde o Amazônia das Palavras Terceira Edição vai atuar. Mais de 1.800 certificados entregues a estudantes e professores em Porto Velho, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã e Borba. Um público que tem lotado os espaços escolares para acompanhar as atividades noturnas com Aula Magna e o espetáculo de circo.

Continua depois da Publicidade

As sete Oficinas Literárias ministradas pelo Amazônia das Palavras Terceira Edição tem despertado a atenção não só dos estudantes que participam, mas também de professores das escolas, de alunos do EJA e e de alunos das unidades da Universidade Estadual do Amazonas e Instituto Federal, muitos participando como ouvintes, valendo como hora atividade para os seus cursos.

De acordo com Fernanda Kopanakis, coordenadora do Amazônia das Palavras Terceira Edição é uma demonstração de que o projeto cumpre aquilo a que se propõe, como incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação. “Entre a primeira edição em 2018, presencial, e a segunda em 2020 que realizamos online, vivemos a tragédia da pandemia, onde o Amazonas foi um dos mais afetados, e ainda na pré produção sabíamos que nesta terceira edição as escolas estavam ansiosas em participar”, destaca a coordenadora.

Continua depois da Publicidade

“E ainda ficamos ainda mais orgulhosos em saber que pessoas que fizeram as oficinas em 2018 hoje se destacam em suas cidades e muitas aplicaram com os seus alunos o que aprenderam no Amazônia das Palavras”, lembra Fernanda Kopanakis.

Dois personagens merecem destaque até agora. Na cidade de Novo Aripuanã, o Secretário Municipal de Comunicação, Hugo José, foi aluno das oficinas na mesma escola, Julieta Lopes, e que para ele “foi muito gratificante ter sido aluno do projeto e que hoje é uma honra receber toda a equipe como gestor público”.

Continua depois da Publicidade

Em Borba, onde o Amazônia das Palavras Terceira Edição desenvolve as suas atividades nesta sexta, 10, as diretoras da Escola Lothar Sussmann, e as Secretárias Municipais de Assistência Social e a de Educação foram todas alunas do projeto. A Professora Ilana Tamires, gestora da pasta da Educação, lembra que após participar das oficinas levou aos seus alunos o que aprendeu. “Eu era professora na zona rural, e apliquei o que aprendi, de estimular os estudantes a construírem e contarem as suas histórias, e obtive resultados fantásticos, com as pessoas descobrindo as suas histórias e terem a oportunidade de escrever, de registrar e mostrar a todos”.

E o Amazônia das Palavras Terceira Edição não fica só em sala de aula. Cerca de 150 livros, de diversos autores e gêneros, já foram doados às bibliotecas das escolas participantes, e mudas da Pau-Brasil plantadas pelos alunos, oficineiros e professores para despertar a consciência ambiental e o compromisso com a sustentabilidade.

O Amazônia das Palavras Terceira Edição agora entra em sua última semana, e navega nos Rios Amazonas e Negro, com atividades no dia 15 em Itacoatiara e encerrando na cidade de Manaus no dia 17, sexta, onde acontece ainda a homenagem ao escritor Márcio Souza. Venha participar dessa jornada literária incrível de aprendizado e descobertas! – curta, comente, compartilhe – @amazoniadaspalavras

Amazônia das Palavras – Terceira Edição – de 30 de abril a 17 de maio de 2024

Patrocínio do Google, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Marketing Cultural: BFV Cultura e Esporte Apoio Cultural: Da Gaveta Produções, Byor Filmes, Agojie – Blacks Conscientes Bravos , Acapulco Filmes e INCENTIV

Realizaçāo Associaçāo Mapinguari

Fotos: Pedro Carrilho