ENEM

Amazonas lidera o ranking de abstenção com mais de 44% dos inscritos ausentes

O estado apresentou a maior taxa de ausentes no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio


De acordo com o Ministério de Educação e Cultura (MEC), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve em todo o país cerca de 28,1% de abstenção e, deste total, cerca de 44% pertencem ao estado do Amazonas, proporção semelhante ao ano passado quando o houve 43,2% de ausentes no Estado.

Continua depois da Publicidade

A edição do Enem de 2023 teve mais de 92 mil inscritos no Amazonas, número maior do que o registrado no ano passado com 79 mil pessoas, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), representando 2,4% do total do Brasil, onde o total de candidatos para esta edição do exame chegou a 3,9 milhões de inscritos.

As provas foram aplicadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas em 57 municípios amazonenses em 200 locais de prova e 2.921 salas de aplicação. O auto índice de abstenção pelo segundo ano consecutivo do Amazonas é preocupante porque até o estado de São Paulo, que teve problemas de energia por causa das fortes chuvas, teve a taxa de 26% de abstenção