ECONOMIA

Pesquisa Nacional Peic aponta que 76,6% das famílias brasileiras têm dívidas a vencer

O maior percentual de dívidas em atraso (36,6%) ficou com os consumidores de baixa renda, com até três salários mínimos


Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgados nesta segunda-feira (4), mostram que 76,6% das famílias brasileiras têm dívidas a vencer em cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e da casa. O índice referente ao mês de novembro representa um recuo de 9,5% no número de endividados, em relação ao mês anterior.

Continua depois da Publicidade

A sensação de melhora nas condições econômicas do país, conforme o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, pode estar por trás dessa queda.

O maior percentual de dívidas em atraso (36,6%) ficou com os consumidores de baixa renda, com até três salários mínimos. Segundo a pesquisa, esses consumidores são os que têm maior probabilidade de não conseguir arcar com essas dívidas, representando 17,2%.

O cartão de crédito ainda é o mais usado pelos endividados, e atingiu 87,7% do total de devedores, o que significou aumento significativo na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando ficou em 86,4%.

Continua depois da Publicidade