A confiança dos consumidores brasileiros voltou a subir em março, mesmo que de forma ligeira, interrompendo uma sequência de três quedas consecutivas, mostraram dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgados nessa última terça-feira (25/03).

Foto: Divulgação
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês alta de 0,7 ponto, para 84,3 pontos. Os dados mostram que o Índice da Situação Atual (ISA) avançou 1,6 ponto, para 81,0 pontos em março. Já o Índice de Expectativas (IE) teve variação positiva de 0,1 ponto, para 87,4 pontos em março.
Continua depois da Publicidade
“Após três quedas seguidas, a alta moderada da confiança do consumidor, em março, reflete uma calibragem do indicador, que permanece na região pessimista. O resultado positivo no mês foi influenciado por uma melhora na avaliação da situação atual e registrada apenas pelos consumidores da maior faixa de renda”, disse Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE, em nota.
Os dois quesitos que avaliam o momento atual contribuíram para o avanço da confiança no mês — situação econômica local atual, com alta de 0,8 ponto, para 91,2 pontos, e a situação financeira atual da família, que subiu 2,4 pontos, a 71,2 pontos.
Entre os quesitos que avaliam perspectivas futuras, tiveram alta os indicadores de situação econômica local futura e de compras previstas de bens duráveis, de respectivamente 0,7 e 4,5 pontos, para 99,3 e 79,7 pontos.
Continua depois da Publicidade
Neste mês, o Banco Central voltou a subir a taxa Selic em 1 ponto percentual, para 14,25% ao ano, repetindo os movimentos de dezembro e janeiro. A autarquia ainda indicou mais uma alta de menor magnitude para a reunião de maio.