Uma pesquisa inédita divulgada nesta terça-feira (24/09) pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e Brain Inteligência Estratégica, revela que mercado de médio padrão registrou queda na participação de unidades lançadas neste segmento, um dos mais importantes para o setor. Os dados envolvem cerca de 10.500 empresas do mercado imobiliário nacional.

Foto: divulgação
Segundo os dados da pesquisa, no segundo trimestre de 2024, o mercado de médio padrão foi responsável por 50% do total do Valor Global Lançado (VGL), contra 26% do mercado de alto padrão e 24% do Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
Continua depois da Publicidade
No mesmo período do ano passado, essa participação do médio padrão era de 60%. Isso ressalta a importância da classe média para o mercado imobiliário, mostrando que esse segmento tem um papel crucial para o desempenho do setor e para a geração de emprego e renda.
Considerando apenas a capital paulista, o maior mercado imobiliário do Brasil, a queda foi ainda mais acentuada. O VGL do segundo trimestre deste ano representou 50% no período, contra 66% no intervalo anterior. O aumento do custo de financiamento bancário é, sem dúvida, o grande responsável pela queda dessa participação relativa, argumenta o setor. Ainda assim, a classe média é o principal mercado para o setor imobiliário.