RECONHECIMENTO

Farinha do Uarini é declarada Patrimônio Cultural do Amazonas

O alimento tem como matéria-prima a mandioca tendo 70 mil agricultores familiares e produtores rurais que, se dedicam à produção para subsistência e comercialização


Figura de destaque na agricultura familiar amazonense, agora, conforme a Lei nº 6.794/24, a farinha do Uarini é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas. A produção do item no estado é de 154,1 mil toneladas de farinha das categorias d’água, seca do Uarini está inserida, segundo o Relatório de Atividade (RAT) do Idam referente ao ano de 2023.

Foto: Divulgação

A farinha tem como matéria-prima a mandioca, cuja produção também é incentivada pelo Idam e que, em 2023, somou 168,4 mil toneladas. Atualmente, o estado conta com mais de 70 mil agricultores familiares e produtores rurais que, entre outras culturas, se dedicam à produção do alimento para subsistência e comercialização. A cultura também é beneficiada com o Projeto Prioritário (PP), que atende aproximadamente três mil produtores rurais.

Continua depois da Publicidade

A produção do item alimentício é incentivada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e, entre os municípios de destaque na produção da raiz, segundo o RAT, estão: Manacapuru (14,4 mil toneladas), Tefé (14 mil toneladas) e Manicoré (7,2 mil toneladas).