ECONOMIA

Banco Mundial estima um “recorde fraco” para a economia mundial entre os anos de 2020 a 2024

Conforme a instituição financeira, a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do planeta em 2024 é de 2,4%, índice menor que 2023, quando marcou 2,6%


Um comunicado realizado nessa terça-feira (9) pelo Banco Mundial informou que a estimativa para o período de 2020 a 2024 deverá ser o pior crescimento do PIB nos últimos 30 anos. O balanço foi efetuado após a publicação do relatório sobre as probabilidades da economia global para os próximos anos.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Conforme a instituição financeira, a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do planeta em 2024 é de 2,4%, índice menor que 2023, quando marcou 2,6%. Essa é a terceira retenção anual consecutiva da economia global. Segundo o banco, o período analisado deve ter o pior desempenho global em 30 anos.

Continua depois da Publicidade

Segundo o economista-chefe e vice-presidente sênior do Grupo Banco Mundial, Indermit Gill, o Banco Mundial acredita que para um fortalecimento das políticas fiscais dos países, é preciso investir em reformas econômicas. “Se não houver uma grande correção de rumo, a década de 2020 será conhecida como a década das oportunidades perdidas,” declarou.

A instituição financeira esboça ainda que a retenção econômica deverá ser um impedimento para que o planeta possa combater com eficiência as mudanças climáticas. O Banco Mundial também afirma que o aumento dos investimentos per capita em 4% durante 6 anos pode auxiliar os países que possuem economias em desenvolvimento a migrarem suas matrizes energéticas para fontes mais limpas.

O documento destaca, além disso, os resultados das commodities nas economias e adverte os países com economia em desenvolvimento a evitarem ciclos de altas e baixas. Para a instituição, é preciso que os governos desses países tenham disciplina em seus gastos e controlem melhor seus regimes cambiais, com flexibilidade e liberdade da circulação de capital estrangeiro.

Continua depois da Publicidade