ECONOMIA

Banco Mundial alerta que países mais pobres do mundo enfrentam aumento na diferença de renda

Mais da metade desses países estão na África Subsaariana, 14 estão no Leste Asiático e oito estão na América Latina e no Caribe


O Banco Mundial divulgou essa semana um relatório que afirma que metade dos 75 países mais pobres do mundo está enfrentando um aumento da diferença de renda com as economias mais ricas pela primeira vez neste século, o que significa uma reversão histórica do desenvolvimento.

Foto: Divulgação

Mais da metade desses países estão na África Subsaariana, 14 estão no Leste Asiático e oito estão na América Latina e no Caribe. Trinta e um têm renda per capita de menos de 1.315 dólares por ano. Entre eles estão a República Democrática do Congo, o Afeganistão e o Haiti.

Continua depois da Publicidade

De acordo com o levantamento, a diferença entre o crescimento da renda per capita nos países mais pobres e nos mais ricos aumentou nos últimos cinco anos. O relatório afirma todos os países elegíveis para doações e empréstimos, correm o risco de perder uma década de desenvolvimento sem mudanças ambiciosas nas políticas e ajuda internacional significativa.