NOVIDADE

Banco Central lançará uma moeda especial de R$ 5 esta semana

O objetivo é homenagear a Constituição de 1824 com moeda especial celebrando o momento emblemático para o Brasil


Na próxima quinta-feira (11/04), o Banco Central (BC) vai lançar mais uma moeda comemorando um dia especial para o país. Nessa ocasião especial, o BC lança uma moeda de prata com valor nominal de R$ 5, uma obra comemorativa que marca duas décadas da constituição que definiu os alicerces do sistema legislativo brasileiro.

Foto: Divulgação

A Constituição de 1824 foi um divisor de águas, foi ela que instituiu o sistema bicameral, que compreende a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, estruturas essenciais para a representação e governança do país.

Continua depois da Publicidade

O Banco Central (BC) sempre homenageia momentos marcantes da história do país com moedas comemorativas. Em 2007, por exemplo, foram feitas peças para celebrar os jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. Já em 2004, o centenário da FIFA foi brindado com moedas de prata e ouro.

Mais do que uma simples peça da numismática, ela se torna um símbolo de orgulho nacional e uma lembrança tangível dos ideais democráticos pelos quais tantos lutaram por séculos. Ao lançá-las, o BC reforça seu compromisso em preservar e promover a história e os valores que fundamentam a sociedade brasileira.

 

Continua depois da Publicidade