CARNAVAL 2024

Viradouro se consagra campeã do desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro

Escola levou para a Marquês da Sapucaí o enredo “Arroboboi, Dangbé”; é o terceiro título da agremiação


A Unidos da Viradouro venceu, nesta quarta-feira (14), o grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Esse é o terceiro título da agremiação de Niterói, que também foi campeã em 2020 e 1997. A escola também foi a vice-campeã de 2023.

Foto: Divulgação

A agremiação foi a última escola a desfilar na Sapucaí na segunda noite de desfiles do RJ, que aconteceu na segunda-feira (12). Com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, a Viradouro apostou no culto ao vudum serpente como trunfo. O desfile, assinado pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, contou a história das sacerdotisas voduns, mulheres escolhidas e iniciadas em ritos de louvor à serpente sagrada.

Continua depois da Publicidade

A apuração para eleger a escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro aconteceu na tarde desta quarta-feira (14/08). Ao todo, doze escolas de samba cruzaram a Marquês de Sapucaí no domingo (11) e na segunda-feira (12) e foram avaliadas em nove quesitos, por quatro jurados.

A nota mais baixa atribuída para cada escola em cada quesito será descartada. Ao fim da apuração, as seis primeiras colocadas se credenciarão a voltar para o Desfile das Campeãs, no sábado (17/08), e a última colocada será rebaixada e desfilará na Série Ouro em 2025.

Na ordem, os quesitos que foram avaliados foram: Alegorias e Adereços, Bateria, Evolução, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Enredo, Harmonia, Samba-Enredo e Fantasias. Vale mencionar que o último quesito é essencial para o desempate.

Continua depois da Publicidade

Nas regras obrigatórias, comissão de cronometragem, dispersão e direção artística, nenhuma escola foi penalizada, sendo assim, todas começaram na apuração em pé de igualdade.

Foto: Divulgação

Confira a classificação completa:

Continua depois da Publicidade
  1. Unidos de Viradouro – 270 pontos
  2. Imperatriz Leopoldinense – 269,3 pontos
  3. Acadêmicos do Grande Rio – 269,2 pontos
  4. Acadêmicos do Salgueiro – 269,0 pontos
  5. Portela – 268,9 pontos
  6. Unidos de Vila Isabel – 268,8 pontos
  7. Estação Primeira de Mangueira – 268,8 pontos
  8. Beija-Flor – 268,5 pontos
  9. Unidos do Tuiuti – 268,3 pontos
  10. Mocidade Independente de Padre Miguel – 267,2 pontos
  11. Unidos da Tijuca – 265,7 pontos
  12. Unidos do Porto da Pedra – 264,9 pontos