Exibido pelo canal The CW no dia 2 de dezembro deste ano, o capítulo final de Superman & Louis trouxe um encerramento digno para a versão mais madura que apresentou de seus protagonistas. Após diversas lutas contra supervilões, eles finalmente encontraram um propósito que foi além de proteger o mundo de eventos além de seus controles.
Ao mesmo tempo, a série trouxe muitas mudanças em relação aos quadrinhos, que foram muito além da introdução de dois sucessores para o grande personagem principal. Quebrando uma “regra não escrita” do universo DC que durava 86 anos, ela finalmente trouxe um final definitivo para a vida de seu protagonista.
Continua depois da Publicidade
Focada mais no legado do Superman como herói do que em suas batalhas contra vilões, a série da The CW foi a primeira produção oficial da DC a dar um fim definitivo para ele. Enquanto nos quadrinhos o personagem já foi considerado morto mais de uma vez, as realidades do mercado editorial ditam que ele sempre vai retornar de uma forma ou outra.
No entanto, a produção televisiva decidiu seguir um caminho diferente, mas que acabou preservando muito a essência do personagem. Nela, Clark Kent acaba sendo destinado a viver seus últimos dias como um humano após receber um transplante do coração de seu sogro, Sam Lake, que não é totalmente compatível com seu DNA alienígena.
Com isso, o personagem conseguiu prolongar sua vida em 32 anos, tempo durante o qual foi perdendo seus poderes até ficar totalmente sem eles. Sabendo que seu fim viria eventualmente, ele decidiu dedicar o tempo restante de sua vida a cuidar da cidade de Smallville e garantir que seus filhos seriam super-heróis dignos de seu legado.
Continua depois da Publicidade
Isso faz sentido tanto dentro da temática de Superman & Lois quanto do universo do herói como um todo. A série sempre enfatizou mais os relacionamentos pessoais do personagem do que seus poderes e trouxe dos quadrinhos o fato de que o personagem não é definido por isso, mas sim porque, apesar de ser extremamente forte e resistente, não deixa de ser profundamente humano.
Ao transformar Clark Kent em uma “pessoa normal”, a produção da The CW finalmente termina seu ciclo de “adoção” por um planeta que não é seu, mas ao qual ele jurou proteger com todas as suas forças. Para completar, a série também mostra que a união que ele tem com Lois é tão forte que ultrapassa aquilo que conhecemos como a vida.