INCLUSÃO SOCIAL

Pela 1ª vez mulheres são incluídas em curso de fuzileiros navais da Marinha

Após passarem por concurso, 120 jovens foram classificadas e se apresentaram para o início do curso na manhã desta segunda-feira (19/02)


120 jovens foram classificadas para iniciar o curso de formação de soldados fuzileiros navais da Marinha do Brasil. Esse é um marco nas Forças Armadas, pois é a primeira vez que mulheres são recebidas na turma.

Foto: Reprodução/TV Globo

Elas fazem parte dos 720 candidatos que iniciam o período de adaptação, nesta segunda-feira (19/02). As futuras fuzileiras se apresentaram no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (Ciampa), em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Continua depois da Publicidade

As alunas que iniciaram o curso passaram por processo de seleção que envolveu provas teóricas, teste de saúde e aptidão física e verificação de documentos. Foram mais de 5 mil mulheres inscritas.

Além disso, o Ciampa passou por diversas mudanças nos últimos meses para receber a turma feminina. Houve a criação de um alojamento, instalação de câmeras de segurança no entorno e a introdução de um sistema de reconhecimento facial para entrada.

A enfermaria também foi adaptada, normas internas de comportamento social foram estabelecidas e o material de combate foi atualizado para ser mais anatômico às mulheres.

Continua depois da Publicidade

Sobre os fuzileiros

Os fuzileiros navais são especializados em operações em terra e alto-mar, treinados para desempenhar missões de combate ou resgate em embarcações. São militares do corpo da infantaria.

Continua depois da Publicidade

O curso tem duração de 19 semanas, sendo que 10 delas serão realizadas em regime de internato. As atividades principais são instrução militar naval, ordem unida, treinamento físico-militar, instrução básica de combate, operações de fuzileiros navais, armamento e tiro, além de ética profissional militar.