CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Primeiro humano a receber implante de chip cerebral se recupera bem após operação

O objetivo principal é permitir que as pessoas controlem um cursor ou um teclado de computador usando apenas seus pensamentos


A Neuralink, empresa do bilionário Elon Musk, conseguiu implantar com sucesso um de seus chips cerebrais sem fio em um ser humano pela primeira vez. O megaempresário compartilhou a notícia nas redes sociais na segunda-feira (29), dizendo que “a atividade cerebral está promissora” após o procedimento, e que o paciente estava “se recuperando bem” apenas um dia após a cirurgia.

Continua depois da Publicidade

A identidade da pessoa que recebeu o implante cerebral da Neuralink permanece em sigilo. O anúncio de Musk tende a representar um avanço nas interfaces cérebro-computador (ICC). Na visão do bilionário, a inserção cirúrgica de chips, denominado por ele mesmo de “Telephaty”, será algo corriqueiro e banal no futuro.

A Neuralink havia recrutado pacientes humanos para seu primeiro teste clínico, após obter aprovação da FDA — departamento americano de proteção da saúde pública dos Estados Unidos, equivalente à Anvisa. A empresa mirou em pessoas com quadriplegia devido a lesões na medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Um dos objetivos iniciais do dispositivo é permitir que as pessoas controlem um cursor de computador ou teclado apenas com seus pensamentos. Embora Musk não tenha divulgado detalhes específicos sobre o procedimento ou o andamento do teste clínico, ele mencionou que os primeiros resultados mostraram uma detecção promissora de impulsos cerebrais.

Continua depois da Publicidade