CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Planeta Terra recebe mensagem via laser a cerca de 16 milhões Km muito além da lua

A mensagem veio do espaço profundo e foi recebida pelo Telescópio Hale no Observatório Palomar da Caltech, na Califórnia no dia 14 de novembro


A espaçonave Psyche, que estava viajando no espaço profundo, acaba de transmitir pela primeira vez uma mensagem via laser a cerca de 16 milhões de km para da Terra. A mensagem veio de muito além da Lua e foi recebida pelo Telescópio Hale no Observatório Palomar da Caltech, na Califórnia e, de acordo com os pesquisadores da NASA, essa é uma conquista que pode transformar completamente como as espaçonaves se comunicam.

Fotos: Mega Curioso

O Deep Space Optical Communications (DSOC) é uma demonstração tecnológica de dois anos que acompanha a espaçonave Psyche em seu caminho até seu alvo principal: o asteroide Psyche. A demonstração emitiu um laser infravermelho próximo codificado com dados de teste a partir da sua posição que é cerca de 40 vezes maior do que o normal e alcançou a chamada “primeira luz” no dia 14 de novembro, de acordo com o Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA.

Continua depois da Publicidade

Durante o teste de 14 de novembro, os fótons demoraram cerca de 50 segundos para viajar de Psyche até a Terra. Quando a espaçonave atingir sua maior distância, o atraso estimado é de 20 minutos. Segundo os cientistas, a demonstração tecnológica da DSOC visa mostrar taxas de transmissão 10 a 100 vezes maiores do que os atuais sistemas de comunicação de rádio de ponta.

Em geral, a NASA usa ondas de rádio para se comunicar com missões além da Lua. Contudo, a vantagem fornecida pelos raios laser é que muitos mais dados podem ser compactados em ondas muito mais estreitas. Permitir a transmissão de mais dados permitirá que futuras missões transportem instrumentos científicos de resolução muito mais elevada, bem como comunicações mais rápidas em potenciais missões no espaço profundo.

Fotos: Mega Curioso

“Alcançar a primeira luz é um dos muitos marcos críticos do DSOC nos próximos meses, abrindo caminho para comunicações com taxas de dados mais altas, capazes de enviar informações científicas, imagens de alta definição e streaming de vídeo em apoio ao próximo salto gigante da humanidade: enviar seres humanos para Marte”, disse a diretora de Demonstrações Tecnológicas da NASA, Trudy Kortes, em comunicado oficial.

Continua depois da Publicidade