CIÊNCIA & EXPLORAÇÃO

Pesquisadores encontram “vírus gigante” no gelo da Groenlândia

Uma descoberta recente foi publicada na revista Microbiome e pode estar ligada diretamente ao derretimento do gelo no Ártico. Trata-se de “vírus gigantes” encontrados em camadas de gelo da Groelândia, um tipo de vírus está presente globalmente e infecta as algas do ambiente marinho e de água doce.

Foto: divulgação

O estudo foi divulgado por pesquisadores da Universidade de Aarhus, da Dinamarca, segundo as pesquisas, o organismo faz parte do grupo de DNA nucleocitoplasmático (NCLDV) e medem aproximadamente 2,5 micrômetros, sendo que vírus comuns podem chegar até 200 nanômetros, para comparação, 1 nanômetro equivale a 0,001 micrômetro.

Continua depois da Publicidade

A pesquisa levantou a quantidade de genes de NCLDV presentes nos biomas, destacando abundância no Ártico. As amostras foram coletadas em camadas de neve verde e vermelha, colorações causadas por um crescimento de algas, em sedimentos de “poeira” na superfície de geleiras e em pequenos pedaços de gelo.

Esse tipo de vírus está presente globalmente e infecta as algas do ambiente marinho e de água doce. Apesar das descobertas realizadas pelo estudo, ainda não há muitas informações sobre a diversidade e a função ecossistêmica dos NCLDVs em habitats terrestres gelados.