EM EXPOSIÇÃO

Ônibus espacial será a nova estrela de museu na Califórnia

A aeronave que voou 25 vezes foi colocada, pela primeira vez, em posição de lançamento fora da NASA


O Museu de Ciência da Califórnia deu um passo importante para concluir as obras de um novo espaço que deverá atrair milhões de turistas e amantes do espaço: a montagem do Ônibus Espacial Endeavour, na vertical, em posição de lançamento. O foguete alcança uma altura de 60 metros, exatamente como era lançado, com dois boosters laterais e o conhecido tanque central laranja.

Foto: Divulgação/Internet

Após a carreira de 25 viagens ao espaço, o Endeavour estava há 11 anos em exibição na horizontal no museu. Agora, o foguete estará completo em seu destino final, já que a nova ala do museu será totalmente construída em volta do veículo.

Continua depois da Publicidade

O futuro Centro Aéreo e Espacial Samuel Oschin é uma grande expansão que dobrará o espaço de exposição educacional do Centro de Ciências, adicionando uma coleção de 100 artefatos autênticos integrados com 100 novas exposições práticas.

A ideia é incentivar os princípios científicos, de engenharia do voo e da exploração do universo em três galerias principais: a Galeria de Aviação Aérea Coreana, a Galeria Samuel Oschin Shuttle e a Galeria Espacial Kent Kresa.

De acordo com representantes do museu, esse será o único conjunto completo autêntico e montado existente, e vai permitir ao público pontos de vista únicos e sem precedentes. Para instalar o Ônibus Espacial no local foi necessário um guindaste de 137 metros de altura em um processo massivo e tecnicamente desafiador que nunca foi realizado fora de uma instalação da NASA ou da Força Aérea.

Continua depois da Publicidade