ESPAÇO & EXPLORAÇÃO

NASA lança voo tripulado em parceria com a Boeing

O CST-100 Starliner, com dois astronautas a bordo, decolou de Cabo Canaveral, na Flórida


A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) comemorou o lançamento com sucesso da espaçonave CST-100 Starliner, primeiro fruto do projeto Starliner, em conjunto com a Boeing. A nave decolou às 11h52 (horário de Brasília) do Complexo de Lançamento Espacial-41, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral da Flórida, após dois adiamentos, um que aconteceria em 6 de maio e outro em 1º de junho.

Foto: Divulgação

Em 2019 e 2022, a parceria da NASA com a Boeing já havia resultado no lançamento naves não tripuladas para o espaço nas missões Orbital Flight Test e Orbital Flight Test-2, respectivamente. A missão, tripulada pelo comandante Butch Wilmore e pela pilota Suni Williams, tem como destino a Estação Espacial Internacional (EEI).

Continua depois da Publicidade

A missão “Crew Flight Test”, como ficou conhecida, faz parte do Programa de Tripulação Comercial da NASA e se trata do primeiro teste de voo da Starliner com uma tripulação humana, tendo a primeira mulher astronauta (Williams) a voar em uma espaçonave tripulada.