Com quase 122 metros de altura, o foguete Starship foi lançado ao espaço do sul do Texas nesta quinta-feira (06/06). A gigantesca espaçonave é obra da empresa de Elon Musk, a SpaceX, e foi projetada para ser mais barata e mais potente do que o foguete Falcon 9, da mesma empresa.
O foguete, em seu quarto voo de teste, deverá em breve ser usado pela NASA porém, antes disso, deverá cumprir a missão de sobreviver a uma reentrada extremamente quente na atmosfera da Terra, o ponto crucial no qual Starship falhou em março.
Continua depois da Publicidade
Os próximos testes se concentrarão em aprimorar as capacidades de reentrada e pouso do foguete, com o objetivo de retornar os veículos ao local de lançamento de forma intacta, um passo vital para a reutilização completa e eficaz do sistema.
Projeções para o futuro
Para o futuro, a SpaceX planeja utilizar o Starship para uma variedade de missões, incluindo o lançamento de satélites da próxima geração Starlink. O sucesso do teste de hoje é um marco significativo, mostrando que o foguete mais poderoso do mundo pode ser reutilizável, o que tem o potencial de reduzir drasticamente os custos das missões espaciais.
Continua depois da Publicidade
A capacidade de reutilização total do Starship promete transformar a indústria de lançamentos espaciais, possibilitando a colonização de Marte e outras explorações interplanetárias.