CORRIDA ESPACIAL

EUA lançam primeiro foguete rumo à Lua após mais de meio século

A última missão americana de pouso lunar foi em 1972


O foguete Vulcan Centaur, um modelo nunca antes visto desenvolvido pela United Launch Alliance (ULA), ganhou vida na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 4h18 (horário de Brasília) desta segunda-feira (8/01). O novo foguete levantou voo, transportando o que poderia ser o primeiro módulo de pouso comercial a pousar na Lua.

Foto: Reprodução/ULA

Essa é a primeira missão de pouso lunar lançada dos Estados Unidos desde 1972 e se tudo correr conforme o planejado, a sonda poderá pousar na Lua em 23 de fevereiro, onde o módulo lunar, chamado Peregrine, se separa do foguete e começa a sua lenta jornada até a superfície lunar.

Continua depois da Publicidade

Das 20 cargas que o Peregrine levará para a Lua, cinco são instrumentos científicos da NASA. Os outros 15 vêm de diversos clientes. Algumas são cargas científicas adicionais de países como o México, enquanto outros incluem um experimento de robótica de uma empresa privada sediada no Reino Unido e bugigangas ou lembranças que a empresa de transporte alemã DHL reuniu.

Os cinco experimentos patrocinados pela NASA incluem dois instrumentos para monitorar o ambiente de radiação, outros instrumentos analisarão a composição do solo lunar, procurando moléculas de água e hidroxila. A NASA também estudará a atmosfera superfina da lua. Uma vez na superfície da Lua, espera-se que o Peregrine opere por até 10 dias antes de seu local de pouso mergulhar na escuridão.