CONQUISTA NACIONAL

Estudantes brasileiros são medalhistas em olimpíada internacional de astronomia

Esta foi a segunda vez que o Brasil sedia o evento que ocorreu pela primeira vez no pais em 2012


Cinco estudantes brasileiros que representaram o país na 17ª edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica 2024 (IOAA 2024), conseguiram conquistar medalhas de prata e bronze nesse evento que é organizado pelo Observatório Nacional, órgão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Foto: Divulgação

A IOAA é uma das mais prestigiadas competições científicas do mundo, focada na astronomia e astrofísica. A edição desse ano foi realizada este mês nas cidades de Vassouras e Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, e reuniu mais de 300 jovens talentos de 53 países que, ao longo de dez dias, realizaram provas teóricas, práticas e de observação, demonstrando elevado nível de conhecimento e dedicação.

Continua depois da Publicidade

Conquistaram medalha de bronze os alunos Lucas Cavalcante Menezes (SE), 17 anos; Gustavo Mesquita França (SP), 18 anos; e Natália Rosa Vinhaes (MA), 17 anos. Já Francisco Carluccio de Andrade (SP), 16 anos; e Heitor Borim Szabo (SP), 17 anos, conquistaram medalhas de prata. Heitor integrou ainda a equipe multinacional que venceu a Competição de Grupos.

Imagem: Divulgação

Mais sobre o evento

 Criada na Tailândia em 2006, a IOAA é um evento anual para alunos do ensino médio com alto desempenho de todo o mundo. A competição dissemina a astronomia e a astrofísica entre os estudantes do ensino médio, visando fomentar a amizade entre jovens astrônomos em nível internacional, a fim de construir cooperação nesses campos.

Continua depois da Publicidade