CIÊNCIA & EDUCAÇÃO

Estudante de 17 anos do Piauí representa o Brasil no Prêmio Nobel da Ciência Jovem na Suécia

O jovem desenvolveu o “rover aquático”, um projeto de monitoramento da qualidade da água que avalia o PH, temperatura, turbidez e a oxigenação


Com apenas 17 anos, o estudante do Piauí Manuel José Nunes Neto, vai representar o Brasil no Prêmio Nobel da Ciência Jovem, que será realizado em agosto na Suécia. Manuel é autor do projeto “Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo”.

Foto: Divulgação

O projeto desenvolvido pelo estudante avalia questões como o PH, temperatura, turbidez e oxigenação da água, oferecendo dados importantes para que, por exemplo, órgãos públicos possam elaborar políticas que sejam fundamentais para manter o controle e a qualidade da água.

Continua depois da Publicidade

A ideia surgiu após o estudante ficar sabendo da situação crítica vivenciada pelas populações ribeirinhas no norte do Brasil. O protótipo foi selecionado para representar o país no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024 (Stockholm Junior Water Prize – SJWP), o Nobel da Ciência Jovem, na Suécia, que acontece em agosto.

A competição vai ser online, através de uma votação pública. Por isso, o estudante iniciou uma campanha em sua rede social para conseguir votos. Ele vai concorrer com estudantes de outros 40 países.