CIÊNCIA & INOVAÇÃO

Cientistas criam novo gel capaz de evitar que casas peguem fogo em incêndios

Produto pode minimizar impactos de incêndios em construções e dar mais tempo para o combate às chamas


Pesquisadores da Universidade de Stanford afirma ter desenvolvido um gel capaz de proteger casas em áreas de incêndio. O uso é bastante simples: antes que o fogo alcance o local, o produto deve ser pulverizado em casas ou outras infraestruturas para evitar que os incêndios desalojem moradores da região ou causem acidentes mais graves.

Foto: Divulgação

Os géis que evitam a propagação do fogo não são incomuns; inclusive, costumam ser utilizados por dublês no cinema para evitar queimaduras em cenas com fogo. Um dos grandes diferenciais do novo gel é a sua duração, já que as opções atuais disponíveis no mercado duram apenas até 45 minutos; depois, eles secam e deixam de ser eficazes.

Continua depois da Publicidade

Os géis que ajudam a evitar a propagação do fogo são, na verdade, um polímero absorvente que, ao ser misturado com água, se transforma em uma substância gelatinosa e úmida que adere às superfícies. Devido às altas temperaturas nas áreas de incêndio florestal, que podem chegar a 100 graus Celsius, os géis disponíveis atualmente não resistem por muito tempo e secam em poucos minutos.

A diferença é que, além da água e de um polímero à base de celulose, o novo gel contém partículas de sílica. Isso cria uma camada macia e esponjosa sobre a superfície onde é aplicado e forma um tipo de ‘escudo’ de proteção contra o fogo.

Os cientistas explicam que o novo produto ganha uma estrutura sólida de aerogel ao ser exposto a altas temperaturas, diferentemente das outras versões que secam rapidamente. O processo ocorre da seguinte forma: quando o incêndio atinge o gel, toda a água evapora e a celulose presente na mistura queima, mas as partículas de sílica formam uma espuma isolante que distribui o calor por toda sua superfície.

Continua depois da Publicidade