AMEAÇA TECNOLÓGICA

“Apagão cibernético global” causa paralização geral afetando bancos, aeroportos, canais de tv e empresas

A causa está relacionada a uma falha originada na provedora de segurança cibernética CrowdStrike


Uma pane tecnológica generalizada denominada “apagão cibernético global” afetou nesta sexta-feira (19/07), sistemas de diversos aeroportos, bancos e redes de telecomunicações, provocando cancelamento de voos e tirando canais de notícias do ar. A causa está relacionada a uma falha originada na provedora de segurança cibernética CrowdStrike.

Foto: Divulgação

A empresa alertou os clientes que seu produto de monitoramento de ameaças estava causando o travamento do sistema operacional Windows, da Microsoft. A atualização problemática causou uma onda de “Tela Azul da Morte” que afetou milhares de máquinas Windows em todo o mundo. Servidores também ficaram offline, impedindo que computadores fossem iniciados corretamente.

Continua depois da Publicidade

Nos Estados Unidos, diversas empresas aéreas como a American Airlines, Delta, United Airlines e outras tiveram de cancelar seus voos. O mesmo aconteceu em aeroportos na Alemanha, Reino Unido e na Holanda. No Brasil, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, garantiu  que o fenômeno não afetou os aeroportos do Brasil.

Porém, na prática, a situação foi fiferente. A companhia aérea Azul teve pelo menos cinco voos domésticos afetados em Belo Horizonte e informou que a “intermitência no sistema global de reservas” pode causar atrasos. Além disso, os bancos Bradesco, Neon, Next e Pan também relataram “indisponibilidade” em canais digitais e aplicativos.