APOIO INTERNACIONAL

NASA fornece ajuda ao Brasil para tentar conter o avanço do mar em cidades litorâneas

A agência americana está conduzindo estudos na cidade de Santos e também no estado do Rio de Janeiro


Uma das grandes preocupações das cidades litorâneas do Brasil é a ameaça do avanço do mar. A cidade de Santos (SP), é um exemplo de como os governos locais estão combatendo o problema contando até com a ajuda internacional da NASA, conhecida por suas pesquisas avançadas, que também está atuando na luta contra o avanço do mar no Brasil.

Foto: Divulgação

Em Santos, foi adotado uma solução inovadora para proteger a orla da cidade, instalando barreiras de geobags, sacos de geotêxtil preenchidos com areia ao longo de 275 metros na região do bairro Ponta da Praia.

Continua depois da Publicidade

Esta medida é uma resposta a um cenário alarmante: com um aumento de 1,5ºC na temperatura global, o bairro poderia desaparecer. Se a elevação fosse de 3ºC, a perda seria ainda mais devastadora, afetando grande parte da área urbana e todas as praias da cidade.

A agência americana também está conduzindo estudos no estado do Rio de Janeiro e alinhando suas políticas com a Agenda 2030. Entre as ações planejadas estão o manejo de 3,4 mil hectares de áreas reflorestadas e a consolidação de 1,2 mil hectares de flores.

Além disso, a NASA e as autoridades locais pretendem duplicar a cobertura de árvores em praças e parques, revitalizar 300 km de vias públicas com foco em drenagem sustentável e priorizar o pedestre, e implementar obras de drenagem, limpeza e desassoreamento de rios e canais.

Continua depois da Publicidade