SUBSTITUIÇÃO

Anoar Samad pede exoneração e Nayara Maksoud assume o cargo de Secretária de Saúde do AM

Anoar foi responsável por conduzir a implantação de importantes serviços como as primeiras UTIs instaladas no interior, entre outras realizações


O governador Wilson Lima, aceitou na manhã desta terça-feira (19/03), o pedido de demissão do médico Anoar Samad, que pediu exoneração do cargo de Secretário de Estado de Saúde alegando motivos particulares. Na ocasião governador agradeceu ao médico pelo importante serviço prestado ao longo dos dois anos e nove meses em que esteve à frente da pasta.

Foto: Divulgação

Enquanto estava a frente da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad foi responsável por conduzir a implantação de importantes serviços como as primeiras UTIs instaladas no interior; a realização de transplantes renais e de implantes coclear, além da entrega de novos Caics +Especialidades.

Continua depois da Publicidade

Nos bastidores, circula a informação de que Anoar Samad vinha enfrentando dificuldades em suas reuniões com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). As discussões estariam relacionadas a pedidos de verbas para o setor da saúde, gerando um ambiente de conflito entre os órgãos.

A saída repentina de Anoar Samad da Secretaria de Saúde do Amazonas levanta questionamentos sobre os motivos por trás da demissão e os impactos que isso poderá ter na área da saúde do estado. A situação segue em andamento, aguardando possíveis declarações oficiais das partes envolvidas.

A partir de agora, quem assume a pasta é Nayara Maksoud, enfermeira de carreira dos quadros da SES-AM desde 2005. Nayara atuou, entre outros cargos, como secretária executiva adjunta de política de saúde entre 2019 e 2022, foi diretora do Hospital Francisca Mendes até julho de 2023 e, até ontem, respondia como coordenadora do Complexo Regulador do Amazonas.

Continua depois da Publicidade

Foto: divulgação

Entre os desafios que nova secretária terá pela frente estão a missão de dar continuidade ao trabalho de fortalecimento e modernização da rede estadual de Saúde que tem sido realizado desde 2019, com a ampliação dos serviços de média e alta complexidade ofertados à população, tanto da capital, quanto do interior do estado, garantindo o direito à Saúde de qualidade.

 

Continua depois da Publicidade