HOMENAGEADO

Cardeal Leonardo Steiner recebe o diploma de membro honorário da Academia Amazonense de Letras

Foi a primeira vez, em 105 anos de existência, que um Cardeal recebe essa honraria da AAL


O Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus, recebeu na manhã deste sábado (9), o diploma de membro honorário da Academia Amazonense de Letras (AAL). Durante a cerimônia, que aconteceu na própria instituição, localizada na Rua Ramos Ferreira, 1009 – Centro, foi lançado o livro “Centenário da Igreja de São Sebastião de Manaus 1888-1988”, de autoria de Frei Fulgêncio Monacelli, tendo o prefácio escrito pelo Cardeal Steiner.

Foto: Érico Pena – Ascom Arquidiocese

A honraria ao Cardeal da Amazônia foi concedida pelo próprio presidente da AAL, Dr. Aristóteles Alencar. Durante a cerimônia o presidente convidou o Cardeal a compor a mesa ao lado dos demais acadêmicos presentes. Após agradecer e ressaltar a importância da participação de Dom Leonardo no prefácio da obra, Dr. Aristóteles também frisou que, em 105 anos de existência, foi a primeira vez que a ALL recebeu a presença de um Cardeal. Visivelmente emocionado o presidente fez a leitura de um breve histórico de nosso arcebispo, lembrando de sua presença em vários momentos da sociedade, sobretudo no período da pandemia.

Continua depois da Publicidade

Após esse momento, o Cardeal Leonardo Steiner foi contemplado recebendo das mãos das Acadêmicas Artemis Soares e Marielene Corrêa, o título de Membro Honorário da Academia Amazonense de Letras. Em seguida, Dr, Robério Braga, ex-presidente e atual Diretor de Edições da ALL disse algumas palavras de gratidão, ressaltando que, mesmo a instituição tendo uma certa tradição de acolher superiores da igreja católica, mas ninguém jamais recebeu dignidade tão elevada quanto Cardeal Leonardo.

Também estiveram presentes representantes de entidades culturais e membros importantes da Academia, além de representantes da igreja católica entre eles o Pe. Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, recentemente nomeado bispo auxiliar para a Arquidiocese de Manaus, pelo Papa Francisco, Frei Paulo Xavier e Frei Mário Ivon Ribeiro, da Custódia dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima, que aplaudiram de pé a honraria recebida pelo Cardeal.

Foto: Érico Pena – Ascom Arquidiocese

“Agradeço de coração ao título que recebi de membro honorário e espero corresponder à altura dessa honraria que me foi concedida. Muito obrigado e Deus abençoe a todos”, disse Dom Leonardo com sentimento de gratidão.

Continua depois da Publicidade