NOVIDADE

Brasileiros já podem trocar o RG pela carteira de identidade digital

A nova carteira de identidade digital do Brasil integra múltiplos documentos, oferecendo praticidade e segurança


A identidade brasileira está passando por uma transformação significativa com a introdução da nova carteira de identidade digital. Este avanço tecnológico promete integrar diversos documentos em um único formato mais prático e seguro.

Foto: divulgação

Com mais de 35 milhões de unidades já emitidas, a nova carteira de identidade visa simplificar a nova carteira de identidade visa simplificar a vida dos cidadãos e modernizar a gestão de serviços públicos.

Continua depois da Publicidade

Essa nova forma de identificação promete mais praticidade e segurança, combinando diversos documentos em uma versão única e digital.  Além disso, a primeira via impressa do documento é gratuita, reafirmando o compromisso com a acessibilidade.

Para obter a nova carteira de identidade, basta visitar o órgão emissor em sua cidade com a certidão de nascimento ou casamento em mãos. O processo envolve também a emissão de uma versão digital, acessível através de um QR Code, proporcionando ainda mais conveniência.

Apesar de não ser possível emitir o documento inteiramente pelo celular, a versão digital pode ser facilmente adicionada ao seu dispositivo móvel após a emissão presencial. A transição para o novo sistema está sendo feita gradualmente, garantindo que até 2032, todos os cidadãos possam se adaptar-se.

Continua depois da Publicidade